O WordPress vem com recurso interno que utiliza a função mail do PHP para enviar e-mails. Existem vários plugins do WordPress que permitem que utilize este recurso, mas não é recomendado. E a dúvida é “se é possível enviar newsletters por e-mail utilizando plugins do WordPress, então por que recomendamos o uso de um provedor de serviços de e-mail como MailChimp ou Aweber”. Aqui vai a explicação de por que você nunca deve usar WordPress para enviar e-mails de newsletter.

Importância do e-mail marketing
A sua lista de e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais confiáveis. Ele ajuda a trazer de volta os usuários ao seu site. Ele ajuda você a aumentar as vendas, promover os produtos, e construir a confiança em torno de sua marca.

Confiabilidade
Seu e-mail deveria cair na caixa de entrada do usuário. Quando você envia e-mails usando um plugin que se baseia em funções de correio de PHP e WordPress, há uma grande chance de que seus e-mails vão parar na pasta de SPAM do seu usuário. Provedores de e-mail (gmail, yahoo, etc) têm ferramentas de spam que marcariam seu e-mail como SPAM por uma série de razões. As ferramentas de spam também irão verificar as suas bases de dados para o endereço de IP. Na hospedagem compartilhada WordPress, o site está compartilhando o mesmo endereço IP do servidor com vários outros sites. Qualquer sinal de abuso por parte de uma pessoa no servidor pode acionar bancos de dados de spam captura que irá fazer o seu e-mail entrega em dúvida. Há inúmeros outros fatores que são verificados por captura de spam algoritmos, e é muito difícil de satisfazer todos. Por outro lado, os fornecedores de serviços de e-mail profissionais trabalham dia e noite para se certificar de que seus e-mails são entregues a caixa de entrada do usuário. Eles seguem um rigoroso conjunto de regras e aplicá-lo a todos os seus e-mails enviados para garantir que ele chegue ao destino e não acaba no lixo eletrônico. Esta confiança por si só é o fator mais importante que deve convencê-lo a usar um serviço de newsletter profissional.

Limites e-mail e atrasos
A maioria dos provedores de hospedagem têm limites para número de e-mails que pode enviar de uma vez. É possível que seu plugin newsletter ou script fique na fila de e-mails enviados, mas haverá sempre uma chance de algo dar errado, e sua fila de e-mails enviados não seja concluída se atingir o limite.

Facilidade de Uso
Prestadores de serviços de e-mail como o MailChimp e Aweber permite criar e enviar e-mails para seus assinantes facilmente. Eles têm ferramentas extremamente fáceis de usar e projetar seus e-mails. Eles também têm integração API que torna mais fácil para você se conectar a sua lista de e-mail com outros plugins do WordPress.

Estatísticas e Análise
Prestadores de serviços de e-mail profissionais oferecem estatísticas integradas e análises sobre suas campanhas. Você pode ver o número de e-mails que chegaram na caixa de entrada do usuário, quantos deles foram abertos e o número de cliques que você recebeu. Isto permite-lhe melhorar e ajustar suas campanhas de acordo.

Estatísticas e relatórios de análise em MailChimp
Quando o envio da newsletter é de um plugin, você não tem nenhuma maneira de saber quantos e-mails chegaram à caixa de entrada do usuário, aberto ou clicado. Você terá que gastar muito tempo tentando integrar o Google Analytics em suas campanhas e páginas de destino, e ainda os dados que se reuniram será limitado.
Outro motivo para usar um provedor de serviços de e-mail é que alguns deles lhe oferecer ferramentas de diagnóstico e análise. Você pode usar essas ferramentas para ver como as suas campanhas estão fazendo. Se os seus e-mails estão sendo marcadas como spam, então você pode descobrir o que está provocando as ferramentas de verificação de spam para seus e-mails bandeira.

Questões de Conformidade
E-mail marketing é enorme e por isso é spam.  Para lidar com as barreiras, vem sendo introduzida e implementada a nova legislação, os requisitos e protocolos. Se utilizar um serviço de e-mail profissional para enviar sua newsletter, você não precisa se preocupar com todas essas coisas. Esses prestadores de serviços trabalham  para ter certeza de que seus e-mails cheguem ao seu destino. Por outro lado, se você está enviando a sua própria newsletter, é menos provável que saiba se há algo novo acontecendo no mundo do e-mail e  proteção contra spam.

Eficácia de Custo
Você pode usar um dos melhores serviços de e-mail, MailChimp de graça. O plano gratuito permite o envio  e-mails para até 2.000 clientes.  Depois de crescer a sua lista, você estará ganhando tantos benefício que não se importaria em pagar por uma atualização que normalmente é uma quantidade muito pequena (há planos a partir de $ 10 / mês) . 

spam